Introdução
Desde o início, o homem primata inventa para sobreviver no seu dia a dia. Sendo assim, podemos dizer que o design está presente muito antes do surgimento do profissional na revolução industrial. Nos dias atuais, a sociedade vem crescendo e sendo mais dinâmica e evolutiva, o que aumenta cada vez mais a procura por esses profissionais que se preocupam com inovação.
O Design e sua Pré-História
O design está presente na vida das pessoas por meios de produtos e serviços, dando mais qualidade, inovação, sofisticação e agregando mais valores a esses produtos. A definição de design para o dicionário Aurélio (1986) é: “1. Concepção de um projeto ou modelo; planejamento. 2 O produto desse planejamento. 3. Restr. Desenho industrial. 4. Restr. Desenho-de-produto. 5. Restr. Programação visual.”
Segundo Maldonado, (1991), o design é uma atividade complexa que tem por objetivo não só a funcionalidade dos produtos, mas também a sua adequação ergonômica e estética, a economia de produção e outros aspectos de interesse para a indústria e para o usuário.
Já Cardoso (2008) diz que o design é a atividade de projetar a configuração, a composição e a construção de objetos que serão produzidos em escala industrial ou semi-industrial.
A Influência da Bauhaus no Design de Joias
A Bauhaus foi uma escola que funcionou durante 14 anos, e teve 1250 alunos e com um número pequeno de contribuição de artefatos e materiais do século, mudou três vezes em prédios não muito impressionantes. Com a sua visão diferente e conceitos palpáveis, foi a visão do design moderno, o encontro da arte com a tecnologia, um jeito novo de ver a indústria de produtos, e até hoje é admirada por novas gerações (CARMEL-ARTHUR, 2001, p, 4-6).
A Escola de Ulm e sua Influência no Design
Continuando com Cardoso (2004), foram surgindo outras escolas de Design, em especial a escola na cidade alemã de Ulm, na Bavieira, que se chamou Hochschele fur gestaltung, que até remetia o nome de bauhausiana, mas ficou conhecida como escola de Ulm, que funcionou entre 1953 a 1968.
O Desenvolvimento do Design no Brasil
Já no Brasil, segundo Cardoso (2004), a primeira escola de curso superior de design, foi o Conselho Internacional Das Sociedades De Design (ICSID), ligada aos ex-alunos que fizeram intercâmbio na Ulm (Wollner, Edgard Decurtins e Karl Heinz Bergmiller).
O Papel do Designer Industrial na Sociedade Moderna
Nos dias atuais, segundo o Conselho Internacional (2015), há designers no mundo todo, e várias diversificações de design, como ex : design de produto, que desenvolve e projeta produtos e utensílios, como a joia que vamos falar no próximo capítulo. O design gráfico, que se comunica com programação de espaços visuais e trabalhando a impressão, design de interiores que cuida dos planejamentos e estética de casas, hotéis ,bares etc., tendo um enorme leque em todos o setores e lugares (ICSID, 2015).
Breve História das Joias e Seus Designs
Para compreender a importância da joia para a sociedade é preciso saber do seu surgimento e as diferentes evoluções pelas quais passou juntamente com as civilizações, sua influência sobre o ser humano, e o seu valor.
Joias, Pedras e Metais Preciosos
Desde a Pré-história, eram usados materiais como pedra, ossos, sementes e até dentes de animais lapidados grosseiramente pelo ser humano.
Joias Egípcias
Para os egípcios, as joias sempre tinham um significado. Era um escaravelho, representando o sol e a criação, ou o olho do deus Hórus. Gostavam de usar serpentes e escorpiões também, suas joias eram bem coloridas.
Joias Gregas
Os Gregos gostavam de formas geométricas, mas também foram influenciados por outros povos, e passaram a fazer figuras mitológicas em brincos, braceletes e colares.
Joias Etruscas
O povo etrusco, usavam as técnicas de filigrana e granulação em ouro, que são peças com traços finos, faziam com muita perfeição os seus trabalhos. Suas criações ficaram marcadas como um grande contraste com as joias da Idade Média, que expressavam o cristianismo e do amor ideal.
Joias Celtas
A joalheria Celta, adaptava-se a vários modos de produção de joias. Utilizavam influência de povos estrangeiros, para sempre procurar evoluir em técnicas, como: filigrana, intaglio, gravação, fundição, esmalte e granulação.
Joias Romanas
Já para os romanos, o ouro era muito usado para financiar guerras, e usavam metais para fazer escudos. Mas com o tempo, passaram a ser vistos e utilizados na joalheria, e com isso o uso dos metais para fazer joias, foi ficando comum.
Joias Bizantinas
No Império Bizantino, o tema principal era religião, e teve destaque pelas suas joias, onde a técnica de ouro fundido com vidro esmaltado foi inventada e logo se tornou sua especialidade. A esmaltação foi uma das técnicas mais usada nessa época, juntamente com pérolas e rubis, a lapidação era muito primária. A grande burguesia usava monogramas como instrumentos de identificação de documentos.
Joias Góticas
A época gótica quebra padrões de sua época com o estilo verticalismo. As joias mais usadas nesta época são os broches de santo, juntamente com os relicários, que fizeram muito sucesso. Pedras eram muito usadas. Pérolas, safiras, granadas, esmeralda e rubis eram as preferidas, as pedras eram usadas de acordo com seu poderes, curativos e espirituais.
Joias do Renascimento
Durante o Renascimento, houve um ressurgimento do interesse pela arte e cultura da antiguidade clássica. As joias desse período eram frequentemente elaboradas com detalhes intricados e incluíam pedras preciosas, pérolas e esmaltes. Os ourives do Renascimento buscavam criar peças que refletissem a beleza e a harmonia do mundo natural.
Joias do Barroco
Já no período do Barroco, as joias eram assimétricas e sedutoras. As gemas coloridas e diamantes eram muito utilizados. As técnicas de lapidação foram aprimoradas, peças com muito brilho e luxuosas. Surge a ideia dos conjuntos, anéis, brincos e colar. O diamante foi a gema preferida, mas rubis, esmeraldas e safiras também foram muito usadas.
Joias do Período Rococó
No período Rococó, as joias eram assimétricas e leves. Vão surgindo joias para ser usadas durante o dia, mais leves, e joias para ser usadas à noite, desenhadas para refletir a luz dos candelabros.
Joias do Período Neoclássico
No período Neoclássico, as joias ganham um design inspirado no estilo grego e romano, sem muitos detalhes, que se impunha na simplificação do vestir. Camafeus e broches voltam a ser usados. O luxo é estampado nas joias, já que a sociedade desfrutava de um período de prosperidade após a Revolução. A maioria das joias eram de diamantes, já que as minas da África Do Sul foram descobertas na década de 60, transformando totalmente o caráter da joalheria ,que durante anos havia se concentrado no brilho em prejuízo da cor, do desenho e das expressões faciais.
Joias da Art. Nouveau
Segundo a designer Motta (2015), na Art. Nouveau, a inspiração vinha da natureza. As joias representavam lindamente as linhas orgânicas. Os materiais utilizados eram marfim, chifres, vidros e outros.
Joias do Período Art. Decô
Nesse período pós-guerra, entra a moda da joia Art Déco, impulsionada pela necessidade das mulheres. Foi uma época perfeita para as joias lineares com cores diferentes. O design estava em alta no mercado, e as peças eram feitas com diamante em lapidação carre, safira , rubi, ônix, coral e marfim. Mas, as gemas prediletas eram as geométricas, braceletes estavam na moda.
Joias do Período Belle Époque
A influência da Europa na moda acaba após a Segunda Guerra. Hollywood, com seu glamour, começa a propagar o estilo de vida americano. O fornecimento de gemas sofre uma queda, abrindo então espaço para as bijuterias finas.
A influência da Europa na moda acaba após a Segunda Guerra. Hollywood, com seu glamour, começa a propagar o estilo de vida americano. O fornecimento de gemas sofre uma queda, abrindo então espaço para as bijuterias finas,
Joias dos Anos 60 e 70
Nos anos 60 e 70, a joalheria busca novas maneiras de valorização. O luxo vai tomando outros caminhos em busca de valorização, a marca. Assim, o consumidor compra a identidade da grife, não necessariamente a joia.
Joias Atuais
Segundo Pedrosa (2015), hoje, a joalheria mundial valoriza mais o design. Cabe ao profissional usar bastante criatividade para criar peças identificáveis e que alcance desejo do consumidor, o qual sempre espera por inovações, tanto nas técnicas de fabricação, quanto na impressão que a peça irá transmitir. Por isso, o dever do profissional que irá criar/fabricar essa peça é contribuir para a satisfação do consumidor, que aprecia a qualidade, criatividade e o estilo diferenciado.
Esperamos que você tenha gostado desta jornada através da história do design de joias. Como vimos, o design de joias evoluiu significativamente ao longo dos séculos, refletindo as mudanças na sociedade, cultura e tecnologia.
Conclusão
Agora, adoraríamos ouvir de você! Se você acha que perdemos algum período importante na história do design de joias ou se você tem alguma experiência pessoal com joias de um determinado período que gostaria de compartilhar, por favor, deixe um comentário abaixo. Sua perspectiva é valiosa para nós e para todos os nossos leitores. 😊